Cuidados com recém-nascidos
- Agrocerrado Jr
- 10 de jun. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 23 de fev. de 2022
Temos que ter em mente que cada animal que nasce representa o futuro da fazenda. Na atividade de bovinocultura leiteira, por exemplo, a bezerra que nasce será a vaca de reposição, que produzirá leite futuramente, e os primeiros cuidados após o nascimento garantem um animal de maior qualidade.
Nas primeiras semanas de vida os bezerros demandam maiores cuidados devido à falta de imunidade advinda do tipo de placenta da espécie, que impede a passagem de imunoglobulinas. Desta forma, o animal é mais susceptível a doenças e requerem manejos básicos que contribuem para a diminuição da morbidade, mortalidade e do uso de medicamentos além de manter um bom estado nutricional e sanitário.
Listamos então manejos que devem ser adotados como básicos ao lidar com animais recém-nascidos:
Vacinação da vaca no pré-parto: feita no oitavo mês de gestação com o objetivo de aumentar os níveis de anticorpos no colostro. Quais aplicar? Seguindo a indicação de um médico veterinário sobre as principais doenças prevalentes na região.
O parto deve ocorrer em um local limpo, de preferência em um piquete maternidade com uma cama de feno macia que possa ser trocada com facilidade.
É importante que o recém-nascido seja seco! Além da lambedura da mãe pode-se utilizar toalhas limpas, pó secante ou campânulas. O ideal é que não passem frio.
COLOSTRAGEM: Deve ser feita e com qualidade.
Imediatamente após o nascimento ou não deixar passar mais que 6 horas.
Utilizar colostro de qualidade: Mínimo de 25% de Brix (muito importante avaliar com o refratômetro). Caso não atinja esse valor pode-se misturar colostro em pó (15g/L para cada 1 percentual).
Qual quantidade? Pelo menos 10% do peso vivo, podendo ser aumentado dependendo do apetite do animal. Lembrando também da temperatura de 36 – 37ºC!
Se houver dificuldade com a mamada deve ser usada a sonda esofágica, o importante é não deixar sem e não demorar fornecer!
Cura do umbigo: o cordão umbilical pode arrebentar durante o parto ou pode ser cortado deixando um comprimento de 3 a 4 dedos para ser feita a cura. O ideal é imergir o coto totalmente durante 10 segundos em solução de iodo 5 a 7% durante 3 a 7 dias.
Mochação: deve ser feita antes dos 30 dias de idade, a ferro quente ou pasta cáustica. Para manejo correto utilizar anestesia local e anti-inflamatório.
Após separado da mãe, o recém-nascido pode ir para vários tipos de instalações chamadas de bezerreiros, cada propriedade adota a que for mais viável em questão de espaço, orçamento e mão de obra. O importante é deixar esses animais longe dos mais velhos, do trânsito de máquinas, perto de locais de higienização para os funcionários e também dos utensílios que são utilizados.
Depois de todo esse cuidado, todos os manejos feitos, inicia outra etapa na vida dessas bezerras, a adaptação da dieta líquida com a forragem, o concentrado e a água até a fase de desmama. Se quiserem podemos falar também desse assunto.
Nos diga o que achou!
Commentaires