Estação de monta
- Agrocerrado Jr
- 4 de mai. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 23 de fev. de 2022
É um manejo simples, mas muito importante na produção de bovinos de corte e leite por poder proporcionar elevadas taxas de fertilidade das matrizes e de viabilidade dos bezerros. Consiste em expor as vacas à reprodução em um determinado período do ano, aumentando a eficiência produtiva do rebanho. Deve ser definida juntamente com a estratégia utilizada: monta natural ou inseminação artificial.
“Uma estação de monta sem definição dificulta os controles sanitários, produtivos e reprodutivos do rebanho e pode comprometer os resultados produtivos e econômicos” diz a pesquisadora da Embrapa Gado de Corte, Eliana Cesar.
As fêmeas bovinas manifestam cio ao longo de todo o ano, no entanto, podem entrar em fase de anestro ao perderem peso devido à escassez de alimento. Assim sendo, a época mais indicada para a reprodução e lactação coincide com o período das águas, quando se observa boa disponibilidade de forragem em quantidade e qualidade. Já os partos coincidem com a época de seca, visando diminuir o desafio dos recém-nascidos e facilitar o manejo.

Com a utilização da estação o rebanho fica mais homogêneo por conta da idade semelhante facilitando a engorda e venda dos animais.
Alguns cuidados necessários a serem tomados ao utilizar a estação de monta são: atender aos requerimentos nutricionais da vaca; garantir boa fertilidade tanto do touro quanto da vaca; permitir produção de bezerros de qualidade ao investir em genética; programação quanto ao período do ano e duração e cobrir o maior número de vacas no início da estação.
Entretanto deve-se sempre ter em mente que não há uma solução que funcione para todas as fazendas. Existe uma gama de condições de criação no Brasil. O bom senso e conhecimento técnico são os principais ingredientes para se construir uma receita de sucesso.
Comments