top of page

Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF) em bovinos

Atualizado: 23 de fev. de 2022

É uma biotecnologia da reprodução animal, criada e desenvolvida para resolver os problemas da inseminação artificial convencional. Seu principal objetivo é a aceleração do melhoramento genético. A IATF viabiliza sincronizar a inseminação de uma grande quantidade de fêmeas bovinas em um curto espaço de tempo. Portanto, possibilita emprenhar um maior número de fêmeas, diminuir o intervalo entre partos (IEP), encurtando a estação de monta e concentrando os nascimentos em um tempo curto.


Dentre as vantagens da IATF podemos citar:

  • Melhoramento genético do rebanho;

  • Padronização dos bezerros;

  • Utilização de sêmen de touros de alta fertilidade;

  • Reduzir o intervalo entre partos (IEP);

  • Não necessita de observação de cio;

  • Induz animais em anestro a ciclar;

  • Permite o cruzamento entre diferentes raças (zebuínos x taurinos);

  • Encurtamento da estação de monta;

  • Controle zootécnico do rebanho.

Dentre as desvantagens da IATF:

  • Alto custo inicial;

  • Mão-de-obra especializada;


Para implementar um projeto de IATF é necessário levar em conta um leque de fatores, dentre eles podemos incluir: fêmeas com mais de 40 dias de pós-parto, escore de condição corporal (ECC) acima de 2,5 com base na escala de 1 a 5, nutrição ajustada com suplementação mineral e oferta de pastagem de boa qualidade (referindo- se a sistema extensivo que é o sistema mais comumente utilizado nas propriedades), controle sanitário (controle de doenças da esfera reprodutiva como: brucelose, leptospirose, IBR, BVD, Campilobacteriose) do rebanho, exame andrológico com laudo de aprovação em caso de fazendas que utilizam touros para repasse, veterinário para implantar o programa de IATF, estrutura adequada (curral com tronco ou brete de contenção), inseminadores experientes, utilizar sêmen de touros de alta fertilidade.

Para iniciar um protocolo de IATF, é necessário saber a categoria que será trabalhada. A partir disso, o veterinário com o conhecimento de fisiologia e farmacologia, consegue definir o melhor protocolo a ser utilizado naquela categoria animal, para otimização dos manejos e mantendo a eficiência.

Outro fator importantíssimo é que no projeto o (a) veterinário (a) esteja na linha de frente do processo, pois ele pode dar todo suporte na identificação do estado gestacional de todas as fêmeas que poderão ser submetidas ao protocolo, ou seja se estiverem prenhes, ao iniciar o protocolo você poderá induzir esses animais ao aborto; na leitura do score uterino e de ovário das novilhas, verificando se esses animais já estão aptos a reprodução ou se necessitam de uma indução da ciclicidade ovariana e do desenvolvimento uterino antes de serem submetidas ao protocolo; na escolha do protocolo certo para cada categoria, existem opções específicas para novilhas, vacas de corte, vacas leiteiras e assim por diante. Esse profissional, conhecendo a fisiologia desses animais e a farmacologia dos medicamentos utilizados poderá fazer uma indicação técnica de qual protocolo deverá ser utilizado.

Definitivamente a IATF é uma técnica que chegou para aumentar a eficiência reprodutiva dos rebanhos de bovinos leiteiros e de corte, entretanto ela deve ser empregada com o suporte de um Médico Veterinário, para que você alcance resultados satisfatórios.

Comments


LOGOTIPO AGROCERRADO JR. (5).png
LOGOTIPO AGROCERRADO JR. (5).png

Email:

agrocerradojr@ifgoiano.edu.br

Telefone:

(64) 99269-7880

Endereço:

Rodovia Geraldo Silva Nascimento 

Km 2,5 - CEP 75790-000 - Zona Rural 

Urutaí - Goiás

Copyrights © 2020 Todos os direitos reservados

© 2020 por Agrocerrado Jr.

bottom of page