O produtor brasileiro precisa aumentar a rentabilidade do negócio rural
- João Victor Faria
- 11 de dez. de 2020
- 1 min de leitura
Atualizado: 23 de fev. de 2022
A esperança do produtor ao final da produção é ganhar mais dinheiro, quando o lucro não é como esperado indica-se o aumento da produtividade para resolver o problema. A final é possível solucionar? Bom, buscamos antes disso entender dois conceitos importantes dentro do agronegócio:
• Produtividade: é a média de rendimento em kg/ha de uma cultura em determinada safra ou produção animal. É o resultado das condições de solo, clima, tecnologia e manejo do produtor.
Rentabilidade: é obtida após o pagamento dos custos (produção, depreciação, impostos, entre outros). É o retorno sobre o investimento feito.
Quando o produtor pede lucratividade ele quer aumentar a rentabilidade, pois não adianta aumentar a produtividade se a remuneração não paga os custos de produção. A produtividade é apenas um dos fatores que são considerados para o aumento da rentabilidade.
O Brasil é um dos maiores produtores de alimentos do mundo ainda tem muito a desenvolver, mas os produtores brasileiros sabem como produzir. Se destaca o aumento de produtividade em uma mesma área já que atualmente há maior valorização em produções sustentáveis e com preservação ambiental.
Os meios para o aumento da rentabilidade é assunto para outro artigo, mas estão relacionados com a inserção de tecnologia no campo, redução dos custos de logística, inserção de gestão rural, melhor comercialização, entre outros. É preciso buscar alternativas dentro da gestão e fazer investimentos que visem a rentabilidade do negócio rural.
Comments