Pontos importantes para se manejar em Solos Arenosos
- Giovani Canedo
- 9 de mar. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 4 de jun. de 2022
A primeira pontuação a respeito desse tema é sobre as diferenças entre solos arenosos. Devemos nos atentar para:
1. Proporção de areia fina x areia grossa;
2. Matéria Orgânica (MO) inicial;
3. Gradiente de textura em profundidade (retenção de umidade e erosão).
Desse modo, você pode chegar na conclusão de que o uso intensivo desses solos é restrito, em especial, pela baixa capacidade de armazenamento de água e alta suscetibilidade à erosão, dentre outros aspectos. Porém, solos com essas características não estão perdidos. Solos arenosos podem mais!
Em solos argilosos, por outro lado, corrigidos, o nitrogênio é o nutriente que mais está limitando a produtividade da soja e das culturas presentes no sistema de produção - ficando aqui a segunda pontuação importantíssima para manejo: garantir inoculação correta e anual e a importância de fazer de tudo para manter a viabilidade das bactérias presentes no inoculante.
Perceba, portanto, como tudo tem uma relação intrínseca:
• A principal fonte de N e S para as culturas que vamos encontrar de modo prático e duradouro dentro de uma safra é a matéria orgânica do solo;
• Toda prática de manejo que degradar a matéria orgânica do solo contribui para a redução do fornecimento de N para essas culturas, com efeito a médio prazo. Aqui, por exemplo, há contribuição para a redução do fornecimento de N do solo para essas culturas, com efeito a médio prazo (solos arenosos) e longo prazo (solos argilosos);
• Pensando no Sistema de Produção, é mais eficiente colocar nitrogênio diretamente nele, por exemplo, e não na cultura da soja;
• O crescimento do sistema radicular em profundidade aumenta a disponibilidade de nitrogênio, enxofre, potássio e boro às culturas.
Por essas e por outras, em apoio ao artigo da Fundação MT, mostrando que solos arenosos podem mais, teremos quatro conclusões acerca do tema:
1. Necessidade de caracterizar melhor o solo e clima ao se deparar com solos arenosos;
2. A sucessão de culturas anuais em áreas com características arenosas é a melhor opção;
3. Como a agricultura é uma indústria a céu aberto, há manejos específicos para cada ambiente de produção.
O que existe na agricultura é uma subjetividade para cada produtor rural, de acordo com a realidade daquele meio de produção.
Leia nossa próxima publicação: Entenda como manejar áreas com infestação de Digitaria insularis (capim-amargoso)
parabens a voces
legal dmz
👏
parabéns ao escritor
gostei de acompanhar