A diferença entre safra, safrinha e entressafra.
- João Victor Faria
- 24 de fev. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 23 de fev. de 2022
O ano como conhecemos - com início em janeiro e término em dezembro - não é considerado na agricultura. O plantio acontece quando houver condições climáticas favoráveis ao desenvolvimento da planta e geralmente ocorre no início das chuvas. Pode-se dizer então que o ano agrícola, no centro-oeste brasileiro, se inicia aproximadamente em outubro e termina em setembro.
A safra começa junto com o ano agrícola e é o primeiro ciclo de plantio e colheita. Em virtude do alto volume de chuvas e das favoráveis condições climáticas em geral, esta é a época de maior investimento na atividade e com possibilidades de alto potencial produtivo e de retorno financeiro maior.
O segundo ciclo de plantio e colheita é conhecido como safrinha. Os produtores conseguem colher antes do término do ciclo de chuvas e implementam uma nova cultura na mesma área. Isso é possível devido ao plantio de culturas de ciclo curto, variedade precoce ou através do adiantamento do plantio da safra.
A safrinha já foi marcada como uma atividade de alto risco devido ao clima e a pouca informação. Os produtores apenas plantavam e colhiam, sem qualquer tipo de manejo objetivando não ter alto investimento na produção devido ao risco de perdas. Em virtude da baixa produção no início de implantação, por volta dos anos 80, é que ela ficou conhecida no diminutivo. Atualmente, 77, 7% de toda a área cultivável do país planta na safrinha, representando a maior parte da produção de milho brasileira, e por muitos, já considerada uma 2° safra.
A entressafra, por sua vez, é o período entre o fim da última atividade agrícola até o início da próxima. Nesse período, ocorre o preparo para a próxima safra. É o momento para planejamentos, reposição de estoque e manutenção das instalações e maquinários, por exemplo.
Comments